Licenciatura em Ciências Sociais

CURSO / LOCAL DE OFERTA

CURSO / LOCAL DE OFERTA

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) – Santo Amaro – Recife-PE

COORDENAÇÃO

COORDENAÇÃO

COORDENADORA
Waldenia Leão de Carvalho

E-MAIL DE CONTATO
waldenia.leao@upe.br

ÚLTIMO PARECER DE RECONHECIMENTO DO CEE

ÚLTIMO PARECER DE RECONHECIMENTO DO CEE

NÚMERO DO PARECER
070/2018-CES

VIGÊNCIA DO PARECER
01/06/2023

DURAÇÃO DO CURSO EM PERÍODOS
08 (Oito)

TURNO DE OFERTA
Noturno

VAGAS POR ENTRADA
40 vagas anuais

APRESENTAÇÃO DO CURSO

APRESENTAÇÃO DO CURSO

A discussão sobre a inclusão das Ciências Sociais em cursos de licenciaturas, em especial da disciplina de Sociologia, de acordo com Moraes (2003), data de 1882 com o Parecer de Rui Barbosa sobre a sua inclusão nos cursos preparatórios e superiores (sobretudo no Direito, substituindo o “Direito Natural” em uso na época). Ao longo dos anos, a Sociologia ora foi substituída por disciplinas como OSPB – Organização Social e Política do Brasil, ora foi excluída dos currículos de educação básica, até seu retorno como disciplina obrigatória em 2007.

O mesmo autor relata que em dezembro de 1996, por ocasião da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (LDBN), nº 9.394/96, em seu artigo 36, parágrafo 1, inciso III, estabeleceu-se que “ao final do ensino médio, o educando demonstre domínio de conhecimentos de Filosofia e Sociologia necessários ao exercício da cidadania”, o que trouxe uma nova expectativa para os (as) profissionais e para as entidades da área.

A obrigatoriedade do ensino da Sociologia desde 2007, acrescido da universalização da educação básica (2013), que inclui o ensino médio, são dois fortes motivos para serem implantados mais cursos na área das Ciências Sociais. Há de se considerar que, em que pese essa demanda crescente, o Estado de Pernambuco dispunha apenas de um curso de Licenciatura em Ciências Sociais, na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

A criação do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais se deu em consonância com os Pareceres CNE/CES 492/2001 e CNE/CES 1.363/2001, com o debate atual do Fórum Nacional de Cursos de Ciências Sociais, com os objetivos definidos pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI UPE), com as especificidades socioeconômicas, políticas e culturais da sociedade e das demandas nacionais. É digno de nota que a UPE, enquanto instituição pública, tem o dever de atender a essa demanda por formação de profissionais na área de Ciências Sociais e que, enquanto universidade, ela se fortalece ao abarcar uma área de conhecimento até então nela inexistente, o que lhe possibilita suprir uma lacuna.
Como primeiro curso a ser implantado na área das Ciências Sociais, na UPE, traz consigo o desafio de fomentar e ampliar as discussões entre os campos de Humanidades, Artes, Tecnologia e Saúde, de forma propositiva e articulada, e assegurar na estrutura da UPE a ampliação de ofertas de cursos que partam dessa referência.

COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO

COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO

Espera-se dos(as) egressos(as) do curso de Licenciatura em Ciências Sociais competências e habilidades de modo que sejam capazes de:

  • Planejar, acompanhar e avaliar os conteúdos específicos das áreas de ciências sociais, políticas,
  • programas, projetos e ações educacionais;
  • Utilizar procedimentos metodológicos adequados ao contexto estudantil e às etapas de seu desenvolvimento;
  • Dominar diferentes linguagens, tecnologias educacionais e estratégias pedagógicas, considerando os diferentes contextos e as realidades onde operar;
  • Atuar na organização e gestão das instituições de educação formal e não formal;
  • Atuar na formação estudantil, zelando pela sua formação integral, cuidando de aperfeiçoar o processo pedagógico na direção de uma educação cidadã;
  • Dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico-metodológicas pertinentes à área, sob orientação de uma perspectiva interdisciplinar;
  • Atuar sobre as diferenças étnico-raciais, de gênero, de classe, de religião, de necessidades especiais, de diversidade sexual;
  • Participar de atividades coletivas elaborando projeto político pedagógico, planejando e avaliando trabalho docente, conduzindo conselhos escolares, reuniões de pais e outros espaços 12 colegiados;
  • Compreender as instituições escolares como organizações complexas, tendo clareza do seu papel dentro delas;
  • Atuar fundamentado pelas bases legais que estruturam e organizam a educação no País.

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

Nos últimos anos, o trabalho do cientista social, que esteve restrito à atividade acadêmica, vem ganhando novos campos de atuação profissional, provenientes da redemocratização do país, das novas demandas sociais e dos desafios introduzidos pelo fenômeno da globalização. Hoje, o campo de trabalho para o cientista social está situado: no setor público, nos processos de articulação com a sociedade e com as comunidades; no aperfeiçoamento da produção de políticas sociais; nas empresas, cada vez mais envolvidas em ações de responsabilidade social; no chamado terceiro setor, composto de organizações não governamentais dedicadas ao desenvolvimento de intervenções sociais; na indústria cultural, cada vez mais interessada no estudo da memória coletiva e das identidades culturais; nas escolas públicas e particulares, por causa da introdução da obrigatoriedade da disciplina de Sociologia no Ensino Médio.